Garimpando mestrados – primeiros passos

Estou começando uma série para compartilhar experiências acadêmicas no exterior com meus colegas brasileiros. Ainda não sei se isso vai render um blog específico pra isso, mas vamos começar por aqui mesmo e vemos no que dá.

Esse primeiro texto é bem geralzão, pra quem está começando a pesquisar mestrados no exterior, também pode servir pra doutorados. Pretendo escrever outros mais específicos à medida que houver dúvidas a respeito. 

Se preparar para estudar no exterior requer tempo e algum dinheiro, não vou mentir. Mas tudo começa com um belo trabalho de pesquisa e dedicação. Com preparo é possível sim conseguir o tão sonhado mestrado.

Organização

Quando eu estava procurando curso e bolsa, tinha tanta coisa, tanto país e eu compulsivamente saia abrindo abas e mais abas no meu navegador. Uma loucura! E no dia seguinte já tinha esquecido o que já tinha procurado e perdia tempo com coisas que já até tinha visto. Não seja essa pessoa! 

Prá resolver isso, criei uma planilha bem simples, pra organizar essa bagunça toda e separar o que realmente valia a pena me inscrever.

Era algo do tipo:

Onde?

Curso?

Duração

Bolsa?

Deadline

Por quê? 

e cidade

Com o website

sim/nao

prós e contras.

Sou elegível?

Eu fazia o seguinte: 

  1. Entrava num desses sites de pesquisa de cursos, do tipo Study in Holland (ou qualquer outro país que tinha interesse) e ia abrindo abas de todos que me interessavam só pelo título.
  2. Depois lia com a descrição básica do curso e se, a princípio, me interessava, colocava na minha tabela.
  3. Depois, analisava com mais cuidado cada curso. Ia no site oficial do curso e ia respondendo as minhas perguntas (deadline / bolsa etc). 
  4. Depois é repetir com outros países.

É importante dedicar um tempo a essa pesquisa e organizar de forma que você possa visualizar suas opções e escolher o que melhor se encaixa nos seus objetivos.

Alguns aspectos a considerar:

  • Descrição: se encaixa com o que quero? Muitas vezes o nome engana. Dá uma olhada nas disciplinas abordadas, veja as carreiras relacionadas ao curso. 
  • Bolsa: Tem bolsa? Sou elegível? Eu sempre ia direto aos critérios da bolsa. Muitas vezes elas têm limites de idade. Sorry, para os mais “maduros” como eu, mas a verdade é cruel e muitas bolsas de mestrado têm limites de idade até 30 ou 35. O que não acontece no doutorado (ufa!).  Se tinha lá que era pra até 35, já riscava bem grande na planilha – mas deixava lá pra não correr o risco de pesquisar de novo, e passar por essa sofrência mais uma vez! Também é bom averiguar a quantidade de bolsas disponíveis, quanto mais, mais chances você terá.
  • Requerimentos: Tanto da bolsa quanto do curso. Alguns pedem coisas que ás vezes você não se encaixa e não pode providenciar. Melhor já saber no início das buscas. Se você acha o curso interessante, anota os requerimentos que terá que providenciar na planilha. Quantas cartas de referência? Testes a providenciar? Nota no Ielts. 
  • Deadline: Dá tempo? Os deadlines variam muito de país pra país. E alguns deadlines são diferentes para a bolsa e para o curso. 
  • Preço: Algumas inscrições são gratuitas e muitas são pagas. Anotar isso vai te ajudar a ver em quantas vai conseguir se inscrever.

Com essas informações você já consegue peneirar bastante coisa.

Depois da primeira peneira, continue investigando os cursos que ainda te interessam e marque os que realmente quer e pode se inscrever. Aí vale tudo: fuçar em grupos do Facebook, ver LinkedIn, ranking da universidade, ranking do curso, trabalho de investigação mesmo.

Onde procurar?

A minha dica aqui é estar aberto a vários países e oportunidades. Canadá oferece muitas possibilidades de mestrados com bolsa. Alemanha tem muito curso gratuito. Eu estou na Austrália. Esses são alguns exemplos, mas tem muitas coisa por esse mundo afora. Se você se limitar a um país, claro, suas opções serão menores. Mas essa é uma escolha muito pessoal, então depende muito do seu objetivo.

Pesquise muito, converse com pessoas da sua área, entre em grupos no Facebook de estudantes do seu ramo (em inglês e português), veja os blogs sobre o tema, e fique de olho nas oportunidades.

Bolsas externas

Existem algumas bolsas externas como a do Banco Mundial e do Rotary. Não usei nenhuma das duas, mas pode ser que se encaixe no seu perfil. Procure por outras também (se alguém tiver um link pra um site com bolsas externas, coloca aqui!). 

Fique informado

Siga blogs, páginas e se inscreva em grupos de estudantes, de intercâmbio gerais e na sua área. Entre em grupos do tipo “pesquisadores ou estudantes na xxx (país)”.

Pesquise em inglês (ou na língua em que pretende estudar) – isso pode te dar mais possibilidades. 

Alguns sites pra começar: 

Tem alguma dúvida? Quer saber mais sobre um tema específico? Tem outras dicas? Deixa a sua pergunta ou comentário e vamos trocar figurinhas! 

4 thoughts on “Garimpando mestrados – primeiros passos

  1. Oi! Quais Sao essas bolsas de mestrado no Canada? So conheco a ELAP de mobilidade! Ao vi nenhuma que cubra o custo de vida 😦

    Like

    • Oi Priscila, me desculpa, mas não tenho muito conhecimento sobre o Canadá – citei porque era um lugar que não havia cogitado até um amigo canadense me chamar a atenção que a maior parte dos mestrados de pesquisa lá já têm dinheiro garantido na universidade. Eu comecei a olhar na University of Toronto e na época tinha algo que me servia.
      Mas sinceramente não pesquisei muito Canadá no final, porque saiu minha bolsa na Australia. Vi essa aqui legal agora pra graduação http://www.scholars4dev.com/20918/lester-b-pearson-international-scholarship-program-at-university-of-toronto/

      E vi que na University of Toronto tem muitas bolsas para quem já é aluno.

      Mas não sei muito mais sobre o Canadá. E, sobre pesquisa, ajuda muito entrar em contato com seu potencial supervisor – mas isso será um outro post. Desculpa não poder ajudar mais, mas o Canadá me parece uma boa aposta!

      Like

Leave a comment